segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

LER? PARA QUE??

Já se perguntou sobre o porquê de você ler?
Ler para adquirir informações? Ler para passar no vestibular? Ler para comunicar-se com o outro? Ler para entender placas e ver em que direção seguir na estrada?
Cada um possui razões próprias para sua leitura – eu sei. Mas veja só este argumento citado em pleno século XXI: as pessoas lêem pois a escrita é o elo entre estágios de desenvolvimento humano distintos. Parece estranho, mas é a mais coerente, prática e verdadeira explicação que eu já, por sinal, li.
Pense o que seria das Leis Genéticas Mendelianas se Gregor Mendel não tivesse colocado no papel os seus dias de estudo! Provavelmente estaríamos na Idade da Pedra em termos de ciência se isso tivesse acontecido. Talvez, no final do século XIX, o estado cognitivo-psíquico-social da humanidade não comportava as análises de Mendel; em contrapartida, décadas após a morte do monge, esses estudos vieram à tona e puderam, pela leitura, estarem disponíveis aos homens com mais acúmulo de informações, mais aptos e mais abertos às Leis de Mendel.
É interessante saber que, possivelmente, há muitas e muitas linhas “guardadas” em livros esperando para serem entendidas em algum período da história humana. Homens e mulheres, que não foram compreendidos em seus tempos, podem ser lidos em estágios evoluídos do pensamento humano e, desse modo, desvendados e analisados.
Portanto, cuidado se não entender esse artigo! Kkk...
Brincadeira a parte; e, para quem gosta de ler, qual será a descoberta de hoje?


Obs.: Quem me inspirou a escrever a respeito dessa questão sobre o porquê da leitura, foi o professor Paulo Alfredo que, em uma de suas aulas, refletiu: os homens às vezes não são entendidos em seu tempo; às vezes é preciso que alguém leia, anos depois, as obras antes escritas e compreenda os seus conteúdos.

Esse assunto ainda será mais bem estudado.

Nenhum comentário: